quarta-feira, 19 de outubro de 2016

"A irreversibilidade do tempo" (...) 213



O tempo se expressa como realidade absoluta, uma manifestação existencial que permanece para sempre (…).

Sendo que a sua anterioridade face a humanidade é transcendental , porquanto,  é um facto indesmentível.

O tempo é construção tão fiável, como é também a existência humana se tivermos em consideração que quanto ao tempo podemos confiar.

Sobretudo, ao marcarmos determinada data que se presume para o dia X, o evento Y, inclusive designamos também a hora desse respectivo acontecimento.

E acontece de facto, conforme presumimos previamente certa probabilidade, que foi verdadeiro, o dia e a hora marcadas foram escrupulosamente cumpridas, por um lado.

Por outro lado, o que é real, existe,  existir significa viver, só quem vive pode ordenar e perspectivar para que algo (...) aconteça de facto.

Assim é que o tempo como realidade insofismável, aliás tão presente e real em nossas vidas que lhe confiamos, os nossos propósitos e premissas.

No entanto, o futuro que é tido como incerto porque não temos a certeza, contudo acreditamos aquilo que nos rodeia, por exemplo; o agora, o instante o presente.

O tempo que estabelece a relação casual um mero acaso, algo esporádico, que decorre dentro de um contexto, que dispensa qualquer conexão com a realidade porque é circunstancial, não previsto portanto.

 E há outros casos que, também acontece o número substancial de situações, sendo já estas previsíveis, por sucederem com frequência, em que vários contextos se desencadearem, decorrentes da repetição que é uma constante.

Nesta conformidade, o tempo é a garantia em que as nossas actividades, que se debruçam sobre a estabilidade, sendo contudo o princípio da relação estreita que mantemos inclinados em torno das inter-relações a vários níveis.

Na vida e no tempo em que vivemos, em que a relação é susceptível da aproximação e dos relacionamentos com os quais assegurem a manutenção de vantagens recíprocas,  sendo benéficas para ambos os lados.

É natural que as relações sejam cada vez mais estreitas pela inter-ajuda nas actividades elaboradas por todos com a adopção deste critério saudável que deve nortear determinada convicção.

Assim , as experiências são tidas como fundamentais, em que as  boas práticas e os ideais devem ser exaltados por visarem determinada perspectiva e beneficiar a esmagadora maioria dos seus  intervenientes.


Na expectativa de puder deixar mais algumas considerações sobre o nosso tema a “!irreversibilidade do tempo”, fizemos desta forma. António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário