sábado, 3 de dezembro de 2016

"A irreversibilidade do tempo" (...) 251



O tempo significa para determinada pessoa a vigência de um “tempo” que é seu , porquanto teve início no dia do seu nascimento.

E com efeito, se estende no tempo esta permanência de vida, enquanto existência física a viver no corpo-matéria, perecível, uma “vida terrena ou vida material”.

Na posse dessa “vida” que determinada pessoa vive repleta de obstáculos e dificuldades, aliás decorrente da condição humana, este imperativo existente que é a adversidade inerente na vida das pessoas.

No entanto, a pessoa em concreto, procura potenciar a sua vida, tornando-a mais eficaz uma questão de elevação e no tocante a construção como pessoa, munir-se de valores, segundo os quais  lhe vão ser úteis pela vida fora.

No aspecto profissional, esta realidade desenvolve-se, naturalmente, muito cedo, uma apetência para determinado trabalho que, às vezes não é este trabalho que profissionalmente constituirá a sua realização.

Será supostamente outro que sucederá posteriormente e que se vai adquirindo com a experiência prática da vida.

É natural que se deseje uma determinada profissão em mente contudo, sucede a mudança de ideias, assim o estágio ajuda a ganhar a relação e "aprender a gostar" do que se faz, nesse sentido é salutar definir qual o percurso profissional que se pretende e seguir essa direcção.

Os estágios vem trazer uma vertente positiva, que talvez possa servir no mercado de trabalho uma opção, sobretudo porque liga a profissão pela sua relação laboral que tem com alguma prática.

Os conhecimentos adquiridos dentro de um contexto prático, designadamente, estágios, formação e especialização é sempre uma mais valia, uma alternativa sobretudo pela escassez do mercado de trabalho que se traduz numa nova oportunidade.

A vida profissional no seu começo é como um estágio que se vai caracterizando, através da experiência, se consolida uma prática residual do dia-a-dia, aprimorando no seu desenvolvimento como estímulo desse comportamento se expressa em benefícios.

É nesse sentido, a partir do tempo "vivido" se tem como experiência positiva, cuja assimilação de determinado trabalho ou tarefa significa a possibilidade de conhecer melhor o trabalho para organizar, estruturar e dessa relação laboral executar acções nesse objectivo.

É bom referir que na actualidade dos nossos dias, se enfrenta com menor dificuldade, ao contrário dos "tempos passados", sobretudo pela informação de profissões e especializações que os estudantes tinham um imenso trabalho em procurar, conhecer novas carreiras etc.

Na realidade hoje, tudo está mais facilitado, a informação é facultada por esta indispensável ferramenta que é a Internet, modificou o paradigma até então existente.

Nesta conformidade, o trabalho tem hoje uma configuração diferente, porque se apresenta isento de constrangimentos e condicionalismos,  tendo como premissa a disponibilidade, como primeira condição.

Assim, o trabalho coloca-se  à merce  "sem fronteiras", aliás significa merecer o espaço global onde nos situamos.


Na expectativa de que o nosso discurso possa deixar mais algumas percepções sobre o tema a “irreversibilidade do tempo”, fizemos desta forma. António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário