quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

"A irreversibilidade do tempo" (...) 255


O tempo é este autêntico bem, um “lucro” decorrente da vida, a semelhança de um determinado bem ou serviço, mas mais do que isso é algo (…) que sentimos, porque vivemos dessa sua presença.

Se tivermos em consideração que o tempo é que rege a nossa vida, todos os momentos estão em sincronia pois ele se encontra no seu pedestal.

Em tudo o que se faz ele coordena as actividades, os actos e acções, no entanto, as pessoas na generalidade, têm sempre o tempo para se “desculparem”.

Enfim, estas evasivas em nada dignifica o tempo, tratá-lo dessa forma deselegante, talvez  se poderia ser mais amena a “desculpa”, como por exemplo: “o tempo passou tão depressa, como que um flash, voou (…), de facto não tivemos tempo para fazer isto ou aquilo”.

Contudo, há “mil desculpas” e é sempre o tempo o culpado, efectivamente já não é possível afastarmos desse registo, para colocar em questão, quando se está extremamente admirado, ou em êxtase, angustiado ou eufórico.

Também  há “performances” que o tempo regista, aquelas que são assertivas e bem sucedidas, pelo seu desempenho em que verificaram êxitos.

Assim, de facto, o tempo é bem “falado”, porque o momento foi único, indescritível, o tempo estava presente e marcou infalivelmente o acontecimento que se tornou notícia.

A imprensa, a rádio os “mídia”, a Internet todas as vias de comunicação referiram o facto por ser plausível o momento de grande notoriedade.

De facto a comunicação proporciona a compreensão sobre determinados assuntos, permite interagir com várias pessoas e para além de adquirir conhecimentos que constitui também o veículo segundo o qual  se chega as pessoas através da palavra.

São relações que se estabelecem que visam a observar ter opiniões diversas sobre a actual conjuntura do mundo que nos rodeia, e com uma visão específica, contudo crítica de determinada actualidade.

A comunicação também é uma estratégia por se colocar frente a frente os "problemas " de forma "nua e crua", tal e qual como se apresentam, onde necessariamente as críticas têm lugar.

Sendo portanto, no sentido de construir e melhorar determinado procedimento, daí que as opiniões ajudam a trazer de dentro algo "enclausurado ou fechado" ao seu conhecimento.

Por isso, comunicar é uma necessidade que se vai moldando nas pessoas, sobretudo para auscultar opiniões e com elas, estabelecer uma síntese que seja assertiva da realidade, em que os prós e contras sejam equacionados.

Através da tecnologia é hoje possível interagir com o nosso espaço global, a internet, esta ferramenta indispensável na vida das pessoas, revolucionou o mundo em que vivemos tornando a  notícia mais célere e sem limitações.

O avanço tecnológico, permite estabelecer a ligação com as pessoas de longe ou de perto, com os mecanismos que integram os sistemas multimédia, ou por vídeo conferência, uma conquista da ciência e da tecnologia, contudo, significativa.

A eficiência desses meios colocam à mercê da humanidade todo este potencial incomensurável, uma acessibilidade a todos os níveis sem precedentes nos últimos dois séculos, que muito dignifica o conhecimento humano.


Assim na expectativa de que o nosso discurso possa deixar mais algumas considerações sobre o tema a “irreversibilidade do tempo”. António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário