sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

"A irreversibilidade do tempo" (...) 275



Viver na presente actualidade neste mundo contemporâneo, é sobretudo ter a possibilidade de conhecer as transformações em curso a diferentes níveis do progresso que ocorre no campo da ciência e da tecnologia no espaço global.

Contudo, assistimos a presença de uma revolução caracterizada pela mudança radical do paradigma das sociedades decorrente de profundas alterações no tocante a tecnologia, pelo conhecimento científico mais versátil e sofisticado.

De facto as "utopias" do passado por parte de alguns protagonistas na busca incessante de descobrir percursos e caminhos que levasse a "felicidade" da humanidade,  pela insistência de oferecer um "mundo melhor", pela multiplicidade de mecanismos com a finalidade de promover a qualidade vida e o bem-estar.

Foi sem dúvida a preocupação de um grande rol de personalidades, nas diversificadas áreas do saber, através das suas pesquisas e experiências em vários campos do conhecimento, contudo, muitas dessas experiências ficaram pelo caminho (...), por estarem inconclusivas.

Nesta conformidade,  existiu contrariedades e fracassos na construção "dessas utopias", sobretudo pela divergência entre estes protagonistas, contudo, em abono da verdade, muito dignificaram pela intenção na promoção de uma "melhor vida" para a humanidade.

Com efeito, só muito mais tarde, aquelas inquietações se tornaram como factos concretos, em que o estudo criterioso e sistemático por parte de algumas mentes do nosso mundo contemporâneo tornou possível, sendo hoje uma realidade a todos os níveis na actual conjuntura.

Acresce-se, no entanto que, todas as áreas da actividade humana, estão integradas com esta realidade plausível dos nossos dias, uma observação quotidiana pelos vários parâmetros, sobretudo pela análise que valoriza determinada situação que se expressa pelas estatísticas.

Estas transformações são ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico e científico, e como resultado previsível que a cada dia o conhecimento é mais notório que se traduz pela realidade, uma dinâmica a ter em consideração com imensas vantagens.

Essa realidade absorve, de tal forma que é de facto uma abrangência universal, a sensação que temos do mundo contemporâneo em que vivemos, pelo domínio destas tecnologias na maioria das pessoas.

De realçar a sua eficácia face ao desenvolvimento massivo de informação,  por todo o espaço global, sendo que a proliferação que é desencadeada pela informação se generalizou já em quase todas as pessoas pelo acesso facilitado que actualmente têm.

É evidente que ao lidar com situações totalmente novas é necessária a adaptação, um objectivo natural para aptidão de metdologia decorrente dos procedimentos dessas novas tecnologias.

Estas transformações, assentes num modelo sistematizado com a finalidade de maior rapidez, que garantam por um lado, o redimencionamento do tempo, pois se economiza mais tempo que se aproveita para outras tarefas.

Assim, se acredita que o progresso economico, decorrente da produtividade, agora mais consolidado, face as novas medidas implementadas nesse sentido alcançaram melhores resultados, sendo possível verificar pelos indices de produção.

É de facto um tempo rentável, em que se transformou para melhor várias formas de trabalho, sobretudo pela qualificação de atribuição de certa competência que se verificou pela qualidade alcançada.

No entanto, a auto-estima, bem como auto-conceito de que alguns colaboradores adquiriram, face a atitude ao trabalho que contribuíram positivamente para o carácter de personalidade mais vincada e responsável.

Na vida e no tempo em que vivemos,  existe de facto a intenção da adaptabilidade ao novo paradigma, aliás transversal nas sociedades modernas, em que os seus colaboradores devem abraçar estas práticas.

Que imprimem valores subjacentes às actividades laborais que os dignificam, porque estão no centro de  todo o desempenho como objectivo primordial.

Esta convicção assertiva pelo trabalho conquistou a atenção dos seus intervenientes, quer uns e outros, entidade empregadora e empregados se reveem nesse propósito de cujo plano querem levar por diante com êxito pessoal e profissional que se traduz na vida de cada um.

Na expectativa de que o nosso discurso puder deixar mais considerações sobre o tema a "irreversibilidade" do tempo. António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário