domingo, 8 de janeiro de 2017

"A irreversibilidade do tempo" (...) 276



Existe na vida das pessoas um determinado momento, segundo o qual se expressa pelo bem-estar, a pacificação com a vida o que ela oferece (...), uma autêntica serenidade.

Mais do que "saber viver" é necessário acreditar em si mesmo, sobretudo pela construção sólida assente nos valores sociais e morais que possuímos interiormente.

Uma riqueza incomensurável em que os valores estão latentes (...)  em algumas pessoas, sobretudo pela sua grandeza, como se esperasse do momento oportuno para se manifestar, contudo essa existência é aparente porque não se deixar mostrar.

Não é dissimulada, esta característica implícita nalgumas pessoas, porquanto as pessoas são dotadas de qualidades e defeitos, contudo, as qualidades suplantam os defeitos se, efectivamente, as suas acções e atitudes são compatíveis com a maneira de ser, de estar e agir.

No entanto, os valores morais e sociais que adquirimos ao longo da vida é uma aprendizagem que será útil, porque obedecem a parâmetros tidos na sociedade como socialmente correctos.

Esses valores implícitos na generalidade na vida das pessoas, são acompanhados e ministrados na educação que se absorve nos primeiros anos de vida, que continuam pela vida fora, porque constitui a essência das pessoas, como forma de melhorar os gestos de generosidade, honestidade, bondade e cordialidade.

São intrínsecas estas qualidades, em algumas pessoas que se traduzem no talento, reputação, coragem e valentia, que se afirmam como valores humanos que as pessoas devem possuir.

Há necessidade para respeitar valores éticos e morais, porquanto no decorrer das suas vidas as pessoas enfrentam um série de situações, para às quais  desconfortáveis, sobretudo pela falta de cumprimento no tocante a usos e costumes, crenças e valores.

Toda esta realidade é absorvida no início da vida, na adolescência, o saber lidar com os outros, e com a sociedade onde estamos inseridos, que se aprende e que se "limam determinadas arestas".

Compreender  às interrogações me invadem a mente à procura de respostas, as pessoas sentem que precisam de educação adequada convivência sã e harmoniosa.

A ponderação e a tolerância, são exercitadas todos os dias, com a finalidade de que em cada dia se procure "melhor cumprir", os deveres e obrigações para com a sociedade onde os outros estão incluídos.

A diferenciação de uns para com os outros é absolutamente  compreensível, porquanto, cada pessoa é unica, diferente e indivisível, esta condição humana constitui a sua "especificidade".

No entanto puderemos ter eventualmente algumas semelhanças, contudo, a "especificidade" é um traço peculiar em cada pessoa, que as diferencia. 

Por isso é que somos todos diferentes na diversidade do grande universalismo global, uma realidade que mantém uma coesão de uns com os utros, contudo implícitas porque estão subjacentes estas diferenças.

Assim, na expectativa de puder deixar mais algumas considerações sobre o nosso tema a "irreversibilidade do tempo", fizemos desta forma. António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário