segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

"A irreversibilidade do tempo" (.-..) 280




A vida efémera que levámos é repleta de um número incalculável de pretensões, percepções, desejos e anseios, uma atitude positiva face à vida que atribuímos valor inestimável.
Contudo, condicionados a efemeridade da vida, a humanidade prossegue um caminho segundo o qual se caracteriza pelo trabalho de todos os dias, na vida social e nas diversas situações que ocorrem, circunstanciais, atípicas e outras.
O convívio dessas relações entre tempo e a humanidade, são materializadas de facto, uma constante a ter em consideração são as situações que ocorrem imprevisivelmente e que para às quais o tratamento deve ser adequado e imediato.

É desta compreensão que surgem diversas medidas para analisar o conteúdo dessas ocorrências e das possíveis causas e consequências e dar a devida solução.

Sendo por isso, uma preocupação aliada a responsabilidade sobre determinada organização que se pretende levar a cabo, projectando para uma visão mais abrangente de supostas ocorrências de cujos fenómenos ocasionais poderão ocorrer.

Existe um aspecto a ter em atenção, são aquelas situações que se prendem com a segurança, um instinto de sobrevivência sobretudo nas várias formas de prevenção.

Contudo as situações imprevisíveis, são de facto uma contingência que ao longo do tempo e face a experiência da humanidade fazem parte da conjuntura em que se está inserido.

Porquanto nunca descurando desse especto basilar da imprevisibilidade (...), e que para tal se deve estar de sobreaviso, com as medidas necessárias para minimizar ou neutralizar diversas situações, diminuindo claramente supostos impactos.

Na vida das pessoas em que um conjunto de circunstâncias embaraçosas têm sido recorrentes a vários níveis, a imprevisibilidade (...), não é somente um acontecimento esporádico ou ocasional de cuja manifestação é concreta, mas algo que impressiona face o impacto dessa inevitabilidade.

Na vida e no tempo em que vivemos, um grande universo de situações têm ocorrido na humanidade traduzidos como pressupostos, uma contingência tal (…) que se transporta para a realidade algo concreto que acontece na vida das pessoas.

É impossível ignorar diversos acontecimentos tangíveis na vida das pessoas, que se caracteriza com um "complemento", bom ou não, favorável ou desfavorável, confortável ou desconfortável.

Esse "complemento", funciona não no sentido literal do termo, com a intenção que vai de encontro, para ajudar, ou juntar algo.

Mas contrariamente para a adversidade, os obstáculos e as dificuldades que a humanidade na sua história civilizacional se vê confrontada com todo um universo de situações e imprevisibilidades.

A actividade humana no nosso espaço global, tem sabido confrontar com um ról de situações imprevisíveis, várias formas para suster não apenas aquelas que ocorrem por situações atípicas, e outras

Mas uma diversidade de situações incompatíveis,  desastres e cataclismos provocados pela incoerência e desrespeito pelas forças da natureza.

São um exemplo a biodiversidade do nosso planeta, a comunhão de espécies, em que a variedade dos seres vivos de todas as origens, terrestres e marinhas, e os complexos ecológicos que fazem parte, uma autêntica simbiose entre todas estas espécies.

Os recursos naturais são de interesse primordial para vida da humanidade, a sua importância económica, traz para as sociedades face ao trabalho desenvolvido um lucro sem precedentes.

Para além da fonte enérgica que a natureza é dotada porque mantém a sustentabilidade dos habitantes do nosso espaço global.

Sendo que a protecção da biodiversidade é uma preocupação transversal às sociedades em que as nações são chamadas a preservar e manter esses recursos como garantia para as gerações vindouras, sobretudo pela manutenção e a utilização racional desses recursos.

A vida da humanidade transcende toda a compreensão lógica e
racional,  homens e mulheres são "bafejados pela sorte" do planeta Terra em que habitamos, decorrente do incomensurável potencial de recursos “uma dádiva algo fenomenal” à mercê da humanidade.

Assim, o nosso discurso procurou a direcção exacta para deixar mais algumas percepções sobre o tema a "irreversibilidade do tempo" António Cardoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário