domingo, 12 de março de 2017

"A irreversibilidade do tempo" (...) 317





O momento singular é aquele que é motivado por impulso, uma atitude que modifica radicalmente toda uma situação existente.

Existem de facto momentos exclusivos face a determinada conjuntura que é necessário adoptar o procedimento adequado.

A excelente oportunidade para transformar, é algo intuitivo que se reconhece facilmente por se tornar evidente, um "sexto sentido" que nos leva directamente a algo precedido pela intuíção. 

É o que acontece em certos momentos, uma visão assertiva e peremptória foi determinante para que determinada situação tivesse o melhor desfecho.

A atitude acertada evidencia também pela probabilidade de algo (...) puder acontecer favoravelmente, porquanto os indícios apontam nesse sentido. 

O desencadear de situações que estimulam positivamente para o melhor desenlace dos acontecimentos, que vai suscitar o empenhamento dos actos e acções concretas.

Assim analisando este comportamento no que se refere assertividade, é  pois a capacidade de expressar sentimentos, segundo os quais a sua presunção caracteriza-se de uma certa "asserção" que nos leva a intuir como algo verdadeiro.

Este comportamento intermédio, só se torna efectivo, pela certeza comprovada, que tem que ver com a intuíção e a sua materialização de facto.

Considerar a assertividade como "crença", é preciso ir mais longe, é interiorizar esta convicção, como desmistificar pelo escrutínio de determinada acção teve um bom e esperado resultado, afigurando-se assim o reforço de certa "crença", que contudo se materializou.

Vivemos todo o tempo recebendo estímulos que exigem respostas rápidas e eficazes, e um processo normal que se expressa pela comunicação entre uns e outros, uma dinâmica que não possível negar este facto.

A espécie humana processa informação, codifica, absorve e retém, para utilizar no ambiente específico, porque é possuidora de uma consciência selectiva, portanto apurada de como e quando deve interferir no momento e altura certas. 

A apetência do homem e da mulher  é um desejo natural pela interacção que ocorre no envolvimento, como se de um estímulo se tratasse, o desprendimento e a facilidade de exposição se caracteriza sobremaneira a espécie humana qualidade intrínseca que a dignifica.

Estas qualidades subjacentes na humanidade caracterizam o comportamento humano, face possuírem um leque diversificado de qualidades e apetências, que se distinguem de uns para outros, designadamente: talentos, virtudes, habilidades, propensão, sensibilidade, subtileza, perspicácia, astúcia ou persuasão. etc.

Destas qualidades descritas são fundamentais porque são saudáveis, conotadas cada uma delas com o traço peculiar que as diferencia, contudo, aumentam o egocentrismo, a auto-confiança, e a sobrevalorização.

Algumas qualidades são intangíveis porque são residuais e incorpóreas nos seus protagonistas, contudo só alguns é que o possuem, que contribui em certa medida para potenciar o bem-estar e a felicidade.

Assim, na expectativa de puder deixar mais algumas considerações sobre o tema a "irreversibilidade do tempo", António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário