quarta-feira, 23 de agosto de 2017

"A irreversibilidade do tempo" (...) 394





Na vida e no tempo em que vivemos, é necessário o conhecimento prático de diversas situações, que se traduz pela experiência.

Face a multiplicidade de situações que acontecem a experiência é necessária como resposta adequada.

Designadamente, porque já se viveu um rol de experiências, em que se retirou pela lição moral ou prática dessas vivências.

A experiência adquirida ao longo dos tempos, representa como que um ensaio se tratasse, traduzidos pelo conhecimento prático de uma “vida real”.

O conhecimento empírico permanece nas pessoas que se radica de forma a constituir, um ensinamento, uma reflexão e prudência, ou intervenção.

E relativamente a reflexão e prudência, obedece a análise dos factores que se situam a favor e contrários a determinada conjuntura ou circunstãncia.

Assim, a intervenção é espontânea e que levam determinadas pessoas a dar um passo em frente, impelidas pelo entusiasmo, às vezes sem ponderarem eventuais consequências.

A experiência é concretamente reunir todo o potencial de conhecimentos e colocar em prática para eventuais situações, como forma de puder evitar ou prevenir.

Em que o detalhe faz a diferença, contudo é assertivo ter essa aprendizagem, porque os pressupostos indicam nesse sentido.

Às situações que acontecem parecem semelhantes, no entanto, existe sempre um pormenor a partir do qual é típico, um traço subtil, um indício, algo simbólico que é identificável.

A experiência é comprovada pela verdade, dos actos e acções uma vivência passada em certos momentos, que se pode aferir como tal (…).

Caracterizada pelo discernimento, equilíbrio emocional e a maturidade para enfrentar situações imprevistas.

Nesta conformidade, a experiência constitui um "valor materializado na prática", quem o possui, retira certamente inúmeras vantagens.


Na expectativa de puder deixar mais algumas considerações sobre o nosso tema a "irreversibilidade do tempo". António Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário